Últimas Notícias

Como costurar lastex?

Pode até parecer um pouco difícil e por isso algumas pessoas deixam de fazer detalhes ou ajustes em roupas com medo de errar e correr o risco de perder tecido. Por isso preparamos o post de hoje, para explicar um posso a passo muito simples de como costurar lastex em roupas.

Para quem ainda não sabe o lastex, ele é um fio elástico que estica e depois volta ao normal, por isso, também é chamado fio elástico ou linha elástica. O lastex geralmente é mais espesso que as linhas normais, e as linhas normais, em geral são mais rígidas.

Sua aplicação pode ser tanto em trabalhos de corte e costura como em artesanatos. O lastex é muito utilizado para promover a elasticidade que alguns tecidos não têm em determinadas partes das roupas, como os punhos de uma manga de blusa, um decote, barras de blusas e calças, entre outras.

Esse é um item que não pode faltar em seu ateliê de costura ou artesanato, pois com certeza em algum momento você vai querer dar aquele acabamento especial ou fazer algum detalhe que precise de franzidos ou conferir elasticidade a um tecido que não tem.

Aprenda agora o passo a passo de como costurar lastex

Costurar lastex é muito simples e fácil, mas precisa de alguns cuidados, com o passo a passo de como costurar lastex que preparamos para vocês vai ser muito prático fazer detalhes de franzidos em roupas e você não vai perder material, confira:

Passo a passo de como costurar lastex

Siga os 6 passos de como costurar lastex:

  1. Primeiro passo:

A primeira etapa é transferir o lastex do retrós para a bobina de linha que vai à máquina, nesse momento deve se ter atenção para não esticar muito o fio de lastex, ou seja, sem pressionar, apenas segurar o fio enquanto a máquina gira a bobina, fazer isso até a bobina ficar quase cheia.

  1. Segundo passo:

Escolha a agulha que irá utilizar na máquina de acordo com o tecido que será utilizado, um tecido com a gramatura mais alta, pede uma agulha maior.

  1. Terceiro passo:

Coloque a bobina com o lastex na máquina e passe o fio do mesmo jeito que passa a linha normal até chegar na agulha. A costura da parte de cima é feita com linha normal, deixe ela já passada na máquina, antes de começar a costurar.

  1. Quarto passo:

O quarto passo é regular o ponto da máquina, ou seja, se você quer um ponto mais largo ou mais curto, a costura com lastex normalmente é feita no ponto reto. Também é o momento de ajustar a tensão do ponto.

  1. Quinto passo

Passe a agulha para ela pegar o lastex e faça um teste em um retalho de tecido para ver se as configurações da máquina estão fazendo o ponto ideal para o seu objetivo. Inicie e finalize com retrocesso.

  1. Sexto passo e ultimo passo

Retire o tecido que foi costurado como teste e verifique se o franzido está de acordo com o desejado, depois de realizar o teste, verifique se há necessidade de mais ajustes, caso não tiver necessidade de ajustar mais o a máquina faça os detalhes da peça real.

Se esticar muito o lastex na hora de transferi-lo para a bobina na hora de esticar o franzido, pode ser que o lastex arrebente, por isso é muito importante de na hora de colocar o lastex na máquina ele não seja esticado. Esses são os 6 passos de como costurar lastex.

Conheça a melhor loja de aviamentos para costureiras e artesãs, a Avimor tecidos, lá você consegue encontrar lastex e muitos outros produtos de utilidade. Você encontra as lojas da Avimor em Uberlândia e também na loja online.

Viu só como costurar lastex é fácil? Agora você pode começar a fazer a customização, detalhes e ajustes em suas peças de roupas.

Sobre Kyx Mf

Veja Também

Onde encontrar lastex?

Se você está querendo criar um modelo diferente ou apenas fazer algum detalhe na sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *